Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fim da série vermelha..... Trapos e esperança

Simplesmente não consegui escrever, melhor dizendo ficou difícil organizar sentimentos, estruturar esperanças, vestir a capa de guerreira, ou a melhor, a bandana do Rambo, e seguir ilesa. Eu simplesmente não pude.
As quatro semanas que se passaram, particularmente as duas que seguiram à químio foram as piores, a 3a  série vermelha foi muito difícil, em todos os aspectos. Fisicamente senti a fraqueza mito mais presente e persistente, dor nas articulações, dificuldade de respirar e um cansaço profundo, as emoções decidiram sentar na montanha  russa e brincar com minhas lagrimas, mas a 4a químio vermelha foi simplesmente detonadora.
Esta semana foi a pior de todos estes meses, pelas dores e emoções , junte-se a este sentimento de impotência a impossibilidade de trabalhar, e de fazer uma das coisas que mais amo, desfrutar da companhia de meus cachorros em deliciosas caminhadas matinais. Nao posso, nao consigo. Estou metida na cama desde o domingo à noite, exceto por ontem que tentei trabalhar, mas descobri ao fim do dia que ainda nao estava pronta. Decidi que render-se ao capricho desta danada me faria bem, e fiquei de repouso.
Umas das minhas duvidas era sobre quanto tempo eu conseguiria levar uma vida normal, com trabalho, atividades físicas  e sociais enquanto fazia ao tratamento.  
A resposta veio rápido, e o primeiro corte da lista foi a vida social. Ela é praticamente inexistente. Mas isso de fato náo incomoda tanto, pois eu e meu maridão apreciamos mais a vida diurna... Assim que ainda consigo atender a alguns encontros sociais, desde quando nao sejam pós químio.... as atividades físicas, não devem parar, inclusive por recomendação médica, mas tive que diminuir intensidade, freqüência e agora acho que terei que abandonar as  de Bike que tanto gosto e fazer algo menos desgastante. 
Meu corpo está sendo bombardeado  por química nociva, a mesma que me cura me debilita, e isso me parece tão humano. Engraçado Deus não criou nada que existindo prejudicasse a outro ser ou  órgão , mas tudo que o homem cria deixa dejetos na natureza ou em nossos corpos. A tecnologia médica tem dado afortunadamente a muitos  a oportunidade de sobreviverem, mas de fato quanto mais leio e pesquiso me convenço de que tudo aquilo que criamos para nosso bem e conforto se converte em algozes. Pesticidas, hormônios, açucares, remédios, e tantas outras facilidades disponíveis em nosso mercado, de alguma forma irão nos matar ou destruir o nosso mundo. E o pior que a maioria destas coisas, que nos prejudicam, tem o nosso aval, por ignorância, preguiça, comodidade ou incompetência. É engraçado e desesperador.  Quem assistiu a série Monk, e observou a musiquinha  de abertura da série vai rir e entender o que digo.  Meu marido diz que vou ficar maluca, meu oncologista também , mas eu acho que estou simplesmente despertando para uma realidade muito difícil de mudar. Mas eu farei a minha mudança pessoal. Quem estiver interessado em entender um pouco  de todo este devaneio pode ler Anticancer, do Dr. David Servan-Schreiber, médico francês PHD em Harvard que desenvolveu uma séria pesquisa em torno do câncer, alimentos e qualidade de vida. É fascinante e desesperador ...rsrsrs irá provocar sua ira e questionar toda nosso "estilo de  vida" moderno... E que estilo.
Mas deixo esta dica para você que queira realmente viver melhor, eu estou fazendo esta opção digamos que impulsionada pelos fatos da minha  realidade.... Eu adquiri um câncer e decidi que não quero estar nas estatísticas de recidiva, e a única maneira que vejo em evitar é melhorando minha qualidade de vida. Alimentação orgânica, evitar açucares, você sabia que a glicose e insulina, tanto quanto o stress  são as maiores fontes de alimentação ao câncer? Que os Pesticidas, que "protegem" as lavouras tem altíssimos índices de nocividade, e que os animais que se alimentam destes produtos,  nos contaminam.. Enfim, papo de louco, mas verdades que muitos não querem enxergar, e sabe porque? Porque mudar exige esforço e muitos sacrifícios. 

Mas voltando a mim, descobri que a desoxorubicina, a químio básica da seria vermelha, é tão nociva que pode inclusive afetar o funcionamento cardíaco... Uma maravilha..... Então tenha na consciência que a quimioterapia vai afetar as células cancerosas e as células boas..... 
Os efeitos colaterais são sim muito complicados, ahhh sim iremos sobreviver a isto, mas acredite, nao é manha,  tonturas, enjôo constante, ao menos durante sete a dez dias, sensação de desmaio, cansaço, fraqueza , cansaço no peito e dificuldade para respirar, ahh agora  sinto algumas dores nas articulações e formigamento nos braços e pernas.... Delicia.... Mas acredite, isso pode tirar meu sorriso por uns dias, mas não vai tirar a minha vontade e alegria pela vida.

Bem, no mérito emocional, eu ainda estou me reestruturando, pois todas as esperanças de perder a mama,  praticamente  inexistentes, agora só um milagre, e dos bons.... Mas eu já não quero sofrer por isso, afinal como dizem os muitos que nunca tiveram câncer, " É só aparecia, só físico, o que importa é estar vivo" e é verdade, mas melhor viva com dois  peitos saudáveis, não é mesmo?  Mas este  não é meu caso, vou relevar este assunto, e ser feliz com o que tem  pra hoje....  Eu resolvi que serei forte sim, mas quando não der, eu vou chorar, vou espernear e vou vou ficar triste, porque ser humano é ser forte, e ser frágil, e não dá para ser sempre o que os outros querem, ou imaginam que você é. Eu agradeço a minha tristeza e a minha alegria, a minha saúde e a minha doença, pois todas estas coisas me fazem uma pessoa, melhor e mais sábia em minhas escolhas,  a cada dia, e muitas vezes isso vai implicar em sacrifícios, lagrimas, dores, mas estes sentimentos e emoções são  parte de mim, e fazem de mim alguém.  Não é apologia à tristeza ou à dor, é simplesmente  uma realidade, a minha.
Agradeço a paciência e compreensão de minhas queridas amigas, que são também minha  gerente e diretora, por compreender de forma tão ímpar este momento.  Vocês são tão especiais e eu não  poderia estar em melhor companhia. 
Um beijo a todos e bom fim de semana... Eu tô de molho, se não estiver tão atarefados  e corridos, exceto por um tratamento espiritual no sábado a tarde, estarei todo o fim de semana aqui.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário